quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fansubers

Os primeiros fansubs foram feitos em 1996, no Brasil, quando Antonius Kasbergen, em Brasília, fundou o BaC - Brasil Anime Club. Inicialmente o BaC apenas distribuia cópias de fansubs norte-americanos, mas posteriormente começou a realizar seus próprios fansubs, em língua portuguesa. A primeira série legendada pelo BaC foi Ah! My Goddess (série de OVA em 6 episódios).

Posteriormente, ainda na era analógica, surgiram outros fansubbers, como o Shin Seiki Anime, no Rio Grande do Sul, o Lum's Club, em São Paulo e o AnimeGaiden, em Brasília.

No início de 2001, surgiu o DaC - Digital Anime Club, sendo o primeiro fansuber inteiramente digital conhecido a fornecer no formato 100% DVD (DVD-Video) em Curitiba.

No final de 2007, surgiu o tokyoPLANET FANSUB, sendo o primeiro fansuber inteiramente High Definition, lançando todos os seus animes e filmes em qualidade de HDTV, Blu-ray e HDDVD.

Hoje, os fansubs são digitais utilizando codecs como o Xvid, e mais recentemente H.264, sendo mais fáceis e baratos de realizar, ajudando a disseminar o processo.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Fortaleza OTAKU - Reviews, news downloads e muito mais! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo